Videoconferência

Videoconferência
 

Videoconferência é um novo meio de reunir-se. Ela permite que um grupo de profissionais com escritórios em bairros, cidades ou países distantes, reúna-se sem sair de suas respectivas salas.
A princípio, a videoconferência é quase como se você estivesse falando com a tela da televisão... E ela respondesse!

Alguns sistemas são projetados para serem utilizados por um grupo de pessoas em uma sala de reuniões. Outros são utilizados por grupos menores em um escritório. E outros são utilizados através de seu próprio computador. Em todas as situações, você visualizará imagens em movimento, ouvirá sons claros e terá a sensação de estar junto e poder trabalhar como se as pessoas estivessem na sala, sentadas à mesa ao seu lado. Além de ter contato visual, falar e ouvir, você poderá examinar documentos ao mesmo tempo, desenhar em um quadro, exibir slides, passar uma apresentação em PowerPoint, exibir uma fita de vídeo, trabalhar em uma planilha, demonstrar um novo produto - tudo com a ajuda do sistema de videoconferência.

VANTAGENS

Maior economia:
Um sistema de videoconferência diminui consideravelmente as viagens e ajuda a reduzir custos. Ele permite colocar o mundo inteiro em sua sala de reuniões. Basta apertar alguns botões.

Maior produtividade:
As pessoas que precisam trabalhar em conjunto sem estar próximas enfrentam um grande desafio. Telefone, fax e e-mail ajudam, mas ocasionalmente é necessária uma reunião pessoal.
A videoconferência reúne as pessoas certas na hora certa.

 

Quando precisar consultar um especialista que tem uma agenda complicada para viajar você poderá fazê-lo sem precisar programar uma viagem com semanas de antecedência. Quando precisar de uma aprovação da filial, você poderá reunir-se com as pessoas, utilizando o vídeo, em vez do carro ou avião. Você, de fato, conseguirá um resultado melhor.

Maior rapidez:
Com a videoconferência as decisões são tomadas com mais rapidez. Uma pessoa pode não ter tempo para uma reunião de uma hora até a semana que vem, mas poderá dispor de dez minutos hoje.
Ao reunir as pessoas certas na hora certa, menos tempo será necessário para realizar ou lançar um projeto. Seus clientes e concorrentes perceberão logo a diferença.

Maior interatividade:
A videoconferência permite um tipo de comunicação mais pessoal que o telefone ou o e-mail. Permite reuniões frente a frente sem precisar de viagens, mais freqüentemente e com mais espontaneidade. Permite uma comunicação mais focada, o que significa que você trabalhará mais eficientemente.
Você perceberá as expressões que indicam se suas palavras estão sendo compreendidas e, da mesma forma, sua expressão reforçará o que você estiver falando. Você terá a atenção dos ouvintes e desenvolverá a confiança através do contato visual. Você poderá debater assuntos que talvez sejam muito difíceis ou delicados para se falar por telefone. Exceto por apertar as mãos, será quase como estar lá.

rodape